Atendimento

(65) 9 9971-0537

Coprofagia: o que é e como a alimentação natural pode ajudar?

O termo coprofagia remete ao hábito de um animal ingerir suas fezes ou de outro animal. Muitos tutores ficam impressionados com tal hábito que merece uma análise atenciosa para compreender sua origem e consequências para saúde do animal.

A primeira situação que iremos observar a coprofagia como um comportamento natural é na relação mãe e filhotes. As fêmeas poderam ingerir as fezes de seus filhotes para mantê-los protegidos sem chamar a atenção de predadores, afinal esse comportamento de proteção foi adquirido ao longo de anos antes mesmo da domesticação de cães e gatos. Por outro lado, filhotes poderão ingerir as fezes das mães com objetivo principal de formar a microbiota do intestino que nasce totalmente estéril, sem nenhum organismo lá.

Outro cenário que observamos a coprofagia são em animais com carências nutricionais, com presença de vermes gastroinstestinais e na pancreatite.
A vermifugação dos animais deve ser feita com uma frequência que varia de acordo com a exposição, número de animais na residência, idade dos animais. Pode variar de mensal a semestral. Procure sempre orientação veterinária para definição dos protocolos e conte com a Master Pec para ter os melhores e mais seguros vermífugos do mercado.

Nos casos de carências nutricionais o animal ingere as fezes em busca de suprir a falta de nutrientes, energia que a ração a ele dada tem. Um alimento natural como as rações da Livelong irão ajudar você no seu dia a dia. Composta por 90% de carne com alta digestibilidade e alta umidade farão seu animal ter muito mais prazer ao comer.
Um alimento completo que pode ser utilizado na formulação de dietas 100% naturais, para fazer mistura de ração seca e úmida. Uma diversidade de brincadeiras para usar Livelong com prêmio para seu amigo.

Combinar brincadeiras para diminuir o tédio e permitir com que seu animal possa expressar suas características naturais são ferramentas também importantes para evitar a coprofagia.

Procure unir essas diferentes ferramentas para que seu animal viva com saúde e harmonia na sua família!


Tem mais dúvidas ou sugestões de temas, escreva para nós!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Posts recentes

cookie-1.png

usamos cookies para que você obtenha a melhor experiência em nosso site