Sabe aquela manchinha que é encontrada ao redor dos olhos de cães e gatos, parece uma olheira, e que incomoda muitos tutores. É popularmente conhecida como lágrima ácida, mas não tem relação com pH da lágrima, mas sim com alterações no canal nasolacrimal.
Essas alterações podem ser congênitas (quando paciente nasce com essa condição), como por exemplo tortuosidades do canal e aplasia do ponto lacrimal, ou adquiridas, como nos casos de traumas ou neoplasias, por exemplo. As raças braquicefálicas são apresentam maior frequência dessas alterações.
Se você não sabe quais são essas raças, vamos te ajudar: Buldogue, Pug, Shih-Tzu, Pequinês, Gato Himalaio são alguns exemplos.
Por conta dessas alterações o paciente pode acabar desenvolvendo uma alteração da drenagem normal das lágrimas (alteração conhecida como epífora), que por consequência levará a um aumento de umidade local, propiciando o crescimento de bactérias na região periocular que levarão a produção de um odor fétido e escurecimento local, sem contar que a presença de um componente da lágrima (similar a lactoferrina) também contribui para esse escurecimento da pele e pelos da região.
Agora você entendeu o porquê dessa manchinha marrom avermelhada ao redor dos olhos? Ainda bem que essa manchinha não causa nenhum desconforto para o paciente, esse desconforto é apenas estético para o tutor do cão ou do gato.
O problema está no acúmulo de bactérias e na umidade da região, que podem acabar trazendo alguns problemas para os nossos pets. Você, tutor, que está incomodado com a presença dessas manchinhas em seu amigo procure assistência de um profissional especializado para determinar a necessidade de tratamento.