Soltar fogos de artifício é uma tradição em épocas como Natal, Ano Novo e finais de campeonato de futebol. O problema é que, se para alguns eles contribuem para aumentar a diversão, para os pets, idosos e crianças pode ser um verdadeiro pesadelo.
É comum encontrarmos animais que tem muito medo dos fogos e de ambientes muito barulhentos. E isso é assunto sério, porque há risco de morte para aqueles que estão desprotegidos.
Para auxiliar nesse momento vamos dar algumas dicas para você.
Se o seu animalzinho ainda não foi exposto a esse momento de estresse, você pode fazer um processo adaptativo com exposição gradual e controlada a ruídos por meio de música. Mostre sempre sua empatia com o temor dele, dando colo e carinho para ele se sentir seguro. Essa dica também vale para sons como trovões ou a casa cheia de gente.
No caso do seu amigo já ter passado pelo trauma e o medo está presente nesses momentos prepare o ambiente com antecedência. Verifique portas e portões para que não haja fuga. Fique atento para manter o espaço livre para que ele corra até o seu cantinho. E lembre que o cantinho do seu pet deve estar acessível e com colchões e colchonetes para reduzir o impacto de uma corrida e colisão. Esteja perto dele nesse momento, faça uso de petiscos para distrair e aliviar o estresse.
Ah, uma última dica, você pode usar produtos naturais a base de extratos como maracujá, melissa, valeriana e camomila. Sem contraindicações e seguros, esses produtos tem ótimo efeito para manter seu pet tranquilo.
Aqui na Master Pec temos ótimas opções para garantir momentos de lazer tranquilos para sua família.